“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gálatas 5:22,23).

O Brasil já é 4º país do planeta com mais celulares, são mais de 230 milhões de aparelhos. Incluindo computadores, notebooks e tablets já se chega à casa de 440 milhões de equipamentos, ou seja, mais de dois dispositivos digitais por pessoa.

ALERTA PARA OS DANOS À SAÚDE

A Organização Mundial da Saúde - OMS, cientistas e Instituições sérias de pesquisas alertam para danos (alguns irreversíveis) físicos, emocionais, relacionais e espirituais. Vejamos alguns:

Primeiro, danos à saúde física. O uso excessivo do celular pode provocar possível câncer no cérebro (muitos contestam), problemas auditivos, comprometimento da coluna, insônia, problemas de visão, deformação facial e papada por causa da perda da elasticidade da pele. Estes são apenas alguns dos males físicos causados pelo uso excessivo de celular já endossados por instituições e pesquisadores.

Segundo, danos psíquicos e mentais. O uso excessivo do celular pode provocar dificuldade de aprendizagem, dependência assemelhada às drogas ilícitas, ansiedade, depressão e até comprometimento funcional, ou seja, o uso excessivo de celular provoca a incapacidade laboral, inclusive com jurisprudência para demissão por justa causa.

Terceiro, danos emocionais. O uso excessivo do celular pode provocar isolamento social, fuga da realidade, deformação da autoimagem por meio de perfis falsos e informações incorretas acerca de si mesmo. Pesquisa aponta que 30% dos casos de isolamento social identificados tiveram relação com o vício em internet.

Quarto, danos espirituais. Na pesquisa “Hábitos no consumo de pornografia” revelou que 70,59% dos adolescentes entre 13 e 17 anos já viram imagens com nudez de alguma pessoa que conhecem. Entre 18 a 24 anos a porcentagem é de 67,70%. Pesquisas divulgadas em congressos científicos revelam que 45,7% das pessoas que utilizam computadores já fizeram sexo virtual. Além da facilidade à promiscuidade que a internet facilita, o uso excessivo de celular rouba períodos de devoção. 30% dos usuários de celular já passam mais de cinco horas por dia, logo a leitura da Bíblia, ausência de oração, ausência na igreja já são sintomas visíveis desses danos espirituais.

PREVENÇÃO AOS DANOS À SAÚDE

Então, o que fazer? Especialistas dão algumas dicas, por exemplo: Estabeleça regras e horários para o uso do celular; identifique quais são os aplicativos que mais o atrai e elimine-os do celular; não leve o celular para pequenas saídas e para as refeições; desligue as notificações; evite usar o celular como despertador. Mas, acima de tudo, saiba que existe uma luta contra a carne e espírito e vencerá aquele que alimentarmos. Leia o que disse Deus a Caim: “Se, todavia, procederes mal, eis o pecado jaz a porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Gn 4:7). E lembre-se ainda: “Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gl 5:17). E quando faltarem as forças para lutar contra o uso excessivo do celular, lembre-se de que “domínio próprio” é um fruto do Espírito (Gl 5:22,23).

Por fim, um lembrete pessoal: “Cuidado: Por trás de um click pode estar os dedos de satanás”.