“Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se o que faz é puro e reto” (Provérbios 20:11).

Conta-se que certa mulher arrogante fazia compras numa feira livre, quando um comerciante muito gentil deu uma laranja à sua filha. Querendo demonstrar para o feirante que havia ensinado sua filha a ser educada e agradecida, a mãe perguntou à criança:

- Como é que se diz, minha filha?

- Descasca! Respondeu a menina no mesmo tom arrogante que sempre ouviu a mãe falar.

A mãe sem graça pediu licença, virou as costas e saiu de mansinho.

Ralph Waldo Emerson, famoso escritor, filósofo e poeta americano, do século XIX, disse: “Os homens são o que as mães fazem deles”. Eu diria: “Os homens são o que os pais fazem deles”. O que os filhos veem em casa certamente reproduzirão na vida. Sobre isso, o texto sagrado acima endossa essa verdade e acrescenta duas lições. Vejamos:

A FORMAÇÃO COMEÇA EM CASA

Primeira, até crianças revelam atitudes aprendidas em casa. Note o que diz o texto: “Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações”. Pais não podem esperar filhos educados, se em casa não os ensinaram a ser educados. Pais não podem esperar que os filhos sejam santos, se em casa não há indícios de santidade. Nesse particular, os filhos são leais aos pais, pois fazem o que foram ensinados dentro de suas próprias casas.

Segunda, o que a criança faz revela mais do que ela é, mostra a foto dos pais com suas atitudes. Assim como ao observar alguns filhos podemos ver a cara de seus pais estampada em seus rostos, de igual modo, atitudes e palavras dos pais serão ecoadas em seus filhos. Infelizmente, alguns pais, com suas atitudes arrogantes e palavras destemperadas, estão preparando seus filhos para reproduzirem o modelo até em uma feira livre. Crianças e adolescentes com raiva do mundo apenas retratam o que, de alguma maneira, presenciaram diariamente na vida dos pais. Crianças e adolescentes que não conseguem se relacionar, não raro, são frutos de relacionamentos arruinados entre os pais. Crianças e adolescentes egoístas são, com raras exceções, o retrato de pais mesquinhos. Crianças e adolescentes vazios de valores, não raro, nunca souberam o que são valores dentro de suas próprias casas.

“A criança se dá a conhecer pelas suas ações” e revela em cores vivas a face dos pais. Que o Senhor nos ajude a criar nossos filhos mais com exemplos do que com palavras.